Equipe
Dra. Celi Marques
CRM 0845
Área de Atuação: Cardiologia
Dra. Itana

ESPECIALIDADES

Cardiologia

Poucos órgãos recebem tanta nossa atenção quanto o coração, afinal ele é a bomba do corpo humano.  Também é natural que tenhamos essa postura já que a pressão alta é um problema extremamente comum e muitas outras doenças acabam interferindo no funcionamento do órgão. Além disso, a maioria das pessoas tem medo do famoso infarto agudo do miocárdio. No entanto, os médicos que são especialistas na área têm atuação muito mais abrangente.

O que faz um cardiologista? 
O cardiologista é essencial para avaliar de maneira especializada como se encontra a estrutura e a função não só do coração, mas também dos principais vasos sanguíneos do corpo, como a artéria aorta e a veia cava.  Ele faz isso através da história clínica, do exame físico e de exames complementares. É comum que vejamos um cardio realizando exames como eletrocardiograma e ecocardiograma, dentre outros. Não podemos esquecer é claro da importância da especialidade no ambiente hospitalar, prevenindo e tratando urgências e emergências.

Quais doenças um cardiologista trata?
São várias as doenças em que ele tem papel importante, seja uma doença primária do coração e dos vasos, seja devido a um problema que tem como consequência prejudicar o sistema cardiovascular. Podemos citar a hipertensão arterial, as arritmias cardíacas, a dislipidemia (colesterol alto) ou até mesmo patologias mais graves como infarto agudo do miocárdio, dissecção aguda de aorta, amiloidose, pericardite, miocardites, dentre outras. Em um centro de endocrinologia um dos grandes fatores de risco associado as duas especialidades é a obesidade, pois a mesma causa provoca alterações tanto no metabolismo como no sistema cardiovascular.

Quando devo procurar um cardiologista?
Sempre que um médico te encaminhar para que este faça parte da equipe de cuidado ou quando você tiver algum problema que já tenha afetado ou possa atingir o sistema cardiovascular. Para mais informações contate-nos pelos nossos números, redes sociais ou através do formulário abaixo.

Voltar