Equipe
Dra. Paula Conceição
CRM 3935
Área de Atuação: Consulta Ambulatorial e Domiciliar

ESPECIALIDADES

Cuidados Paliativos

A medicina está em constante evolução. Ao longo do tempo e com o avanço das pesquisas entendemos cada vez mais o funcionamento e também os limites do corpo humano. Dessa forma, é cada vez mais comum ouvirmos falar sobre qualidade de vida. Mas, não é só enquanto estamos plenamente saudáveis que devemos pensar na expressão. Afinal, desde o nascimento até a nossa morte todos nós desejamos ter a melhor experiência possível em vida. Os cuidados paliativos se aplicam justamente nestes momentos finais, com a missão de trazer conforto, dignidade e uma transição tranquila. 

O que o profissional que atua com cuidados paliativos faz?
Primeiramente é importante entender que esse profissional nunca atua sozinho. Geralmente há uma equipe que envolve medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição e psicologia. Depois é essencial entender que esse campo de atuação envolve o conceito de cuidado integral. Conhecendo o ser humano, as realidades familiares, espirituais e as mais diversas doenças com suas consequências o médico avalia o prognóstico, o estado fisiológico e o desejo do paciente para traçar um plano de cuidado nos momentos finais de sua vida depois que todos os esforços curativos acordados conhecidos foram realizados.

Quais doenças o profissional de cuidados paliativos trata?
Não há uma doença em específico que a especialidade atua. Ela é mais difundida no cuidado dos pacientes acometidos por câncer em estágio terminal, ou seja, atuando lado a lado do oncologista. Mas, nos últimos anos, também tem crescido amplamente nos hospitais com o intuito de cuidar dos pacientes gravemente doentes.

Quando procurar um médico especialista em cuidados paliativos?
A procura por um especialista em cuidados paliativos geralmente é feita pela família do paciente quando o médico assistente de acordo com uma avaliação do prognóstico da doença indica este tipo de profissional. É importante ressaltar que normalmente um médico que atua na área pode ter outras especialidades, como geriatria, oncologia ou anestesiologia, por exemplo. Para mais informações, contate-nos através de nossos números ou por meio do formulário abaixo.
 

Voltar