Equipe
Dra. Thaisa Leite
CRM 4041
Área de Atuação: Nefrologia, principalmente nefrologia geriátrica.
Dra. Susan Soares de Carvalho
CRM 4908
Área de Atuação: Ajudo as pessoas na prevenção de tratamento das doenças renais.

ESPECIALIDADES

Nefrologia

O sistema urinário é essencial para a fisiologia humana. Ele tem atuação no sistema circulatório, no sistema metabólico, no balanço de água, eletrólitos e outros elementos essenciais para nossa sobrevivência. Através dessas funções é que é possível realizar a filtragem do sangue e a excreção de sal, por exemplo, para que não se acumule de maneira exagerada no nosso organismo. O profissional especialista na avaliação do funcionamento deste sistema é o nefrologista. 

Como o nefrologista atua?
Geralmente esse profissional faz parte da linha de cuidado de pacientes crônicos, comunicando-se com diversas especialidades como cardiologia e endocrinologia, afim de prevenir complicações de doenças extremamente comuns como a hipertensão arterial (pressão alta) e a diabetes. Através de exames laboratoriais ou de imagem ele é capaz de dizer se seu sistema urinário está exercendo de maneira satisfatória as funções que lhe cabem, já que a agressão contínua aos rins traz grandes prejuízos a curto e longo prazo, colocando em risco a vida do paciente.

Preciso de um nefrologista?
Se seu médico indicou uma consulta é necessário que você seja ágil na procura por esse profissional, já que estamos falando de um dos sistemas mais importantes do corpo humano. Alterações na cor e/ou no cheiro da urina, dor ao urinar, dificuldade para fazer xixi, diminuição da quantidade habitual de urina ou doenças que possam estar relacionadas ao acometimento do sistema urinário como diabetes e pressão alta são algumas das situações que fazem ser necessário um agendamento com essa especialidade.
 

Voltar