Exames
Microalbuminúria

A pesquisa de microalbuminúria é um exame bastante comum dentro dos centros de endocrinologia, mas muitas vezes os pacientes não entendem exatamente do que se trata e consequentemente não compreendem a grande importância que ele tem na avaliação da função renal.

O que é albumina?
A albumina é uma proteína produzida no fígado com diversas funções carreadoras dentro do sistema sanguíneo, assim como também possui grande importância na manutenção dos fluídos dentro do espaço intravascular. Para medir os níveis de albumina no sangue o exame ideal é o de proteínas totais. 

E por que então foi solicitado microalbuminúria?
Como a albumina é uma proteína grande se comparada a outras que possuímos no corpo, ela não consegue passar normalmente pelo sistema de filtração renal, os glomérulos. No entanto, se tivemos a nossa função glomerular afetada por doenças como diabetes e hipertensão arterial a albumina passa a ser excretada na urina e por isso o exame é feito com base na análise desta. Os níveis normais de excreção, via de regra, são de até 30 mg em 24 horas. Entre 30 e 300 mg em 24 horas temos a chamada microalbuminúria que deve ser pedida a critério médico e de acordo com a investigação ou o acompanhamento clínico.

Como posso agendar um exame de microalbuminúria?
Basta ter em mãos um pedido médico e falar com um de nossos números ou através do formulário abaixo para mais informações.