Exames
Retinografia

A retina, que faz parte do nosso sistema ocular, tem a função de transformar um estímulo luminoso em um estímulo nervoso e transmiti-lo para o cérebro. O que isso, na prática, quer dizer? Significa que se essa função essencial não está integra haverá perda de campo visual ou até mesmo a cegueira total dependendo do tipo de lesão do órgão. Uma especificidade da retina é que, diferentemente de outros órgãos como a pele e o fígado, ela não possui capacidade de regeneração por conta própria.

O que é a retinografia então?
É uma espécie de mapeamento das áreas da retina através de uma fotografia retirada por meio de um aparelho de tecnologia de ponta. Por meio desse mapeamento podemos inferir se há alguma alteração e se esta é compatível com alguma patologia ou não.

Quais doenças causam alterações na retinografia?
As alterações patológicas da retina, conhecidas como retinopatias, podem ser por diferentes motivos, mas 2 principais se destacam na nossa realidade: Hipertensão arterial e diabetes. A maculopatia diabética é a segunda, isso mesmo, segunda causa mais comum de cegueira no mundo! Só perde para traumas oculares.

Como agendar a retinografia?
Basta nos contatar através do formulário abaixo, dos nossos números de contato ou das nossas redes sociais. Tire suas dúvidas imediatamente!